8 de maio de 2009

Futebol em crise

Reunião dos clubes sem sucesso

No último dia 05/05 um grupo de representantes dos clubes de futebol de Poço Branco se reuniu com a intenção de organizar um campeonato municipal de futebol, ainda neste primeiro semestre. O encontro recebeu nove dos dez clubes convidados a participar do encontro que foi idealizado pelo presidente do Alecrim F.C, Assis Biriu. Na ocasião, foram discutidos temas referentes aos custos com material, transporte, arbitragem e premiação do provável certame. A realização independente de um campeonato, sem a participação da prefeitura municipal, ainda divide os desportistas locais, pois a maioria dos representantes alega falta de condições próprias. Muitas das agremiações locais, à exceção do Alecrim e do Sanelândia, estão evitando os jogos amistosos já que as despesas com os mesmos são impraticáveis.

A idéia discutida inicialmente na reunião foi a de realizar os jogos do campeonato apenas na sede do município, mas os representantes do Contador e da Pouza não concordaram. Assim como estes, os representantes do Internacional, de Samambaia, Serrote e dos Baixos alegaram que, sem a ajuda da prefeitura, não há como participar, pois o alto frete cobrado pelos donos de caminhões já inviabiliza qualquer intenção. A reunião terminou sem um consenso geral e uma segunda tentativa foi marcada para o próximo dia 12/05, onde se espera chegar a um denominador em relação ao futuro do futebol poçobranquense.

A realização de um campeonato sem a participação dos clubes dos distritos não tem o sentido igualitário das tradicionais competições esportivas que já tivemos conhecimento em Poço Branco. É sabido que as condições dos clubes não permitem sua participação sem que a prefeitura local doe, pelo menos, uma bola oficial para cada um deles. Também é do censo comum que a atual realidade orçamentária do município não permite a ajuda pública que os clubes anseiam. O jeito, infelizmente, é esperar pelo segundo semestre do ano onde se espera uma melhora nas contas públicas municipais e no estado das estradas de acesso aos distritos (devido às chuvas).

Os representantes convidados para a reunião foram:

Sanelândia S.C (Bombril)

Alecrim F.C (Assis Biriu)

Santo Amaro (Seu Neném)

São Paulo (Capoeira)

Vitória do Xavier (Jorge Moça)

Corinthians da Pouza (Kerginaldo)

Botafogo do Contador (Uel)

Flamengo do Contador (Dedé de Zefinha)

Bad-Boys (Nêgo)

Nenhum comentário: